Notícias

Diretoria do CNB/RS reúne-se para deliberar sobre assuntos de interesse da classe

Imagem Notícia

A Diretoria do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS) realizou, na tarde desta terça-feira (28), uma reunião para debater e solucionar temas relevantes à classe. O encontro aconteceu na sede da entidade em Porto Alegre.

Inicialmente, o 1º secretário do CNB/RS, Sérgio Ariel de Farias Raupp, leu a ata da reunião anterior para que fosse aprovada e, em seguida, as pautas a serem debatidas.

O presidente do CNB/RS, Ney Paulo Azambuja, apresentou à diretoria solicitações da Corregedoria; dúvidas recebidas sobre apostilamento; convocação para a Assembleia Geral da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) em agosto; e o convite para curso promovido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS) em junho.

O 1º tesoureiro do CNB/RS e coordenador do XIII Encontro Notarial e Registral do Rio Grande do Sul, Danilo Alceu Kunzler, apresentou os resultados gerais e financeiros do evento. Segundo Ney Paulo, as palestras deste ano “foram excepcionais”.

Já sobre o convênio que trata de imóveis e escrituras com o Governo do Estado, na segunda-feira (27), o presidente do CNB/RS esteve na sede da Corregedoria Geral da Justiça para debater o assunto, sendo que ficou acertado que até a próxima terça-feira (4) tudo estará definido.

A respeito da nova Lei de Emolumentos, o presidente destacou que a tabela notarial está pronta e que foram realizadas apenas alterações consideradas como “sutilezas”.  Conforme acertado, no próximo dia 11, a matéria será fixada.

Quanto à nova Consolidação Normativa Notarial e Registral (CNNR), que está sendo debatida em diversas reuniões, faltam ainda delimitações a serem feitas. Todavia, foi ressaltado que o assunto será finalizado até o dia 4.

O presidente do CNB/RS também comentou sobre o documento elaborado pela Anoreg/BR sobre a Resolução 81 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a respeito das novas regras para concursos. Ney Paulo elogiou o trabalho, mas salientou a necessidade aguardar definição do próprio CNJ sobre o tema

Em relação ao 73° Encontro Estadual de Tabeliães de Notas e Protesto do Rio Grande do Sul, a ser realizado em outubro deste ano, em Porto Alegre, foram apresentadas opções para o local do evento, e ficou definido que Kunzler será o responsável por elaborar um projeto sobre o tema para apresentar na próxima reunião de diretoria. 

Também participaram da reunião o vice-presidente da entidade, Antonio Luiz Kindel; o 2º tesoureiro, Marcos Ferreira Cunha Lima; os titulares do Conselho Fiscal, José Carlos Espig e Alexandre Resende Pelegrini; a assessora jurídica, Karin Regina Rosa; o consultor de comunicação empresarial, Jorge Edson Mattos, e o secretário, Marcelo Martins.

 Fonte: Assessoria de Imprensa