Notícias

Entidades da classe extrajudicial assinam convênio para reorganização imobiliária do patrimônio do Estado

Imagem Notícia
Convênio foi celebrado em cerimônia no Palácio da Justiça do Estado

Foi assinado na última sexta-feira (22.06), o 2º Termo Aditivo do Convênio nº 34/2014-DEC, que se refere à reorganização do acervo patrimonial imobiliário do Estado Rio Grande do Sul. A cerimônia ocorreu no Palácio da Justiça do Estado, sede da Corregedoria-Geral da Justiça.



O convênio é de suma importância para que o Estado possa reorganizar e atualizar o acervo imobiliário e documental dos imóveis de posse do poder público estadual, e envolve atuação do Poder Judiciário, Poder Executivo e das entidades das classes notarial e registral.

Através do convênio, certidões das escrituras e matrículas dos imóveis públicos serão fornecidas de forma gratuita ao Estado para que o acervo imobiliário seja identificado e reorganizado pelo Departamento de Patrimônio do Estado (Deape). O termo também prevê o acesso online às certidões assim que for criada a Central de Registros de Imóveis do Rio Grande do Sul (CRI/RS).

Para o presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul, João Pedro Lamana Paiva, o convênio permitirá que a gestão dos bens públicos avance, trazendo ao Estado a completa consciência do seu patrimônio imobiliário.

“É com grande satisfação que celebramos mais este convênio, desta vez com o Estado do Rio Grande do Sul. Mais uma vez, as serventias extrajudiciais se mostram dispostas a apoiar o poder público em suas políticas de reorganização imobiliária, atitude esta que beneficia a sociedade como um todo”, comentou Lamana Paiva ao se referir à recente assinatura do termo inédito de reorganização imobiliária com Prefeitura de Porto Alegre.

Segundo Danilo Alceu Kunzler, presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS), a assinatura do presente termo permite que as serventias extrajudiciais apoiem a reorganização imobiliária do Estado, trazendo celeridade e segurança jurídica ao processo. “É de conhecimento público que as serventias extrajudiciais agilizam os processos, sem perder a garantia da segurança e da fé-pública. Ficamos muito satisfeitos em reafirmar o nosso compromisso com o poder público, desta vez com o Estado do Rio Grande do Sul’, comentou o presidente do CNB/RS.



Para a corregedora-geral do Estado, Denise Oliveira Cezar, a parceria entre os poderes Executivo, Judiciário e as serventias extrajudiciais permite a celeridade no processo de reconhecimento do patrimônio do Estado, possibilitando a destinação correta dos imóveis. "Esta iniciativa oferece uma oportunidade de avançarmos na gestão patrimonial e administrativa do Estado de forma bastante eficaz. Sabemos que as serventias extrajudiciais são parceiras imprescindíveis para o sucesso da reorganização do patrimônio do Estado, assim como da prefeitura de Porto Alegre, visto que recentemente foi firmado um convênio similar com o poder público municipal", destacou a corregedora-geral.

O secretário da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos (Smarh), Raffaele Di Cameli, mencionou que atualmente o Estado já possui em sua base de dados 5,5 mil matrículas, das mais de 13 mil matrículas e dos oito mil imóveis do total. “O que importa é colocar o patrimônio do Rio Grande do Sul a serviço da população. Através do convênio podemos chegar ao conhecimento total do patrimônio, mesmo que isso siga na próxima gestão”, finalizou o secretário.

Participaram da cerimônia a corregedora-geral da justiça, desembargadora Denise Oliveira Cezar, o secretário da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos (Smarh), Raffaele Di Cameli, o presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul, João Pedro Lamana Paiva, o presidente do Colégio Notarial do Brasil - Seção Rio Grande do Sul, Danilo Alceu Kunzler, o presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (Irirgs), Claudio Nunes Grecco, o presidente do Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul - (Sindiregis), Carlos Fernando Reis e o presidente do Sindicato dos Serviços Notariais do Estado do Rio Grande do Sul (Sindinotars), Sergio Ariel de Farias Raupp.

Fonte: Assessoria de Imprensa