Notícias

TJ/RS: 3º Dia do Encontro - Com foco na adoção, evento reuniu interessados em formar uma família em Porto Alegre

Imagem Notícia

Uma tarde de oportunidades! Não só de encontrar uma família substituta, o maior objetivo do Dia do Encontro, mas também de ganhar um abraço, um aperto de mão, um olhar de afeição. 

Reunidos no ginásio da Brigada Militar, em Porto Alegre, 99 pretendentes habilitados à adoção passaram a tarde deste sábado, 19/10, com 105 crianças e adolescentes que estão em abrigos de todo estado.

Além de servidores da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude, que promove o evento, 40 voluntários ajudaram a tornar a tarde mais divertida. Teve tatuagem, corte de cabelo, maquiagem e dança. O facilitador Nasser Hassan, do espaço Holograma Ecologia Humana, conduziu a dança e ajudou a aproximar quem está em busca de uma família.

Daniela e o marido estavam participando pela segunda vez. Ela passou quase todo o tempo ao lado de um grupo de quatro irmãos, que vieram de Pelotas para participar do Dia do Encontro. "Queremos uma família. Quem quer adotar, não escolhe cor, raça, gênero", afirmou a pretendente, cheia de esperança.

A Juíza-Corregedora Nara Cristina Neumann Saraiva, Coordenadora da Coordenadoria da Infância e Juventude do RS, falou sobre os resultados positivos desta iniciativa que chega à terceira edição: "As duas primeiras edições do evento resultaram em três adoções e 11 casos com a guarda em andamento e possibilidade de adoção. Já estamos na terceira edição e vimos o resgate da cidadania das crianças e adolescentes. Com esta chance de convívio social, nós percebemos que eles se sentem acolhidos e dão um retorno muito positivo."

Como William, de 13 anos, que está há quatro em um abrigo e em uma frase resumiu o sentimento de muitos jovens que estavam lá: "Nunca desista dos seus sonhos e do seu jeito de ser, nem uma outra criança tem essa oportunidade de estar aqui hoje."

Também estiveram presentes os Juízes de Direito Daniel Englert Barbosa e Tânia da Rosa e a Promotora de Justiça Cinara Braga.

Fonte: Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul