Notícias

Serviço Notarial e de Registros de Imigrante completa 100 anos nesta segunda-feira (30)

Imagem Notícia

Fundado no dia 30 de setembro de 1919, o Serviço Notarial e de Registros de Imigrante completa 100 anos de sua fundação nesta segunda-feira (30). A atual titular, Indiára Maria dos Santos de Almeida, assumiu a serventia há quase 30 anos, em 04 de outubro de 1989.

Natural de Barros Cassal, a tabeliã conta que iniciou sua jornada na atividade cartorária ainda aos 18 anos, no Cartório de Registros Públicos de Barros Cassal. “Na época, não havia muita oportunidade de emprego e sai de casa para estudar. Quando surgiu vaga no cartório, retornei para me candidatar. Fiz entrevista com o Oficial e fui contratada. Iniciei como atendente, mas fazia tudo, Registro de Imóveis, Registro Civil, Protestos, Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas, na verdade éramos somente eu e o Oficial, logo passei a ajudante”, relembra a titular.

Em 1987, Indiára Maria prestou concurso para ingresso na atividade extrajudicial e passou em 4º lugar. Em outubro de 1989, a tabeliã assumiu a titularidade do então Ofício Distrital de Daltro Filho, que depois passou pelas Comarcas de Garibaldi, Estrela e Teutônia, até que se tornasse o Serviço Notarial e de Registros de Imigrante.

Na opinião da titular, a principal evolução desde o início da carreira é a tecnologia, que transformou o exercício da atividade. Indiára ainda destaca que se sente horada em prestar o que considera um trabalho tão necessário na vida do cidadão.

“Quando olhamos nossa trajetória escrita com tanta luta para manter a atividade cartorária, percebemos que, mesmo enfrentando todas as mudanças, seguimos prestando nosso trabalho porque temos antes de tudo, muito amor pelo que fazemos”, finalizou.

O CNB/RS parabeniza a tabeliã e os seus colaboradores por prestarem um serviço de qualidade à toda a comunidade. 

Fonte: Assessoria de Imprensa