Notícias

Tabelionato de Notas de Erval Seco completa 100 anos nesta segunda-feira (1)

Imagem Notícia

Fundado no dia 1 de julho de 1919, o Tabelionato de Notas de Erval Seco, cidade fundada apenas 19 anos antes do Tabelionato, completa 100 anos de sua instalação nesta segunda-feira (1º/7).

Os primeiros moradores da cidade, que carrega o nome de Erval Seco em função de um grande incêndio que queimou os campos e secou os ervais, vieram de Palmeira das Missões, Estrela, Santa Cruz do Sul e Sobradinho.

A atual titular, Brigitte Wegermann, assumiu a titularidade do Tabelionato no dia 1º de dezembro de 1989, há cerca de 30 anos. Natural de Panambi, iniciou a atividade cartorária em 1986, como datilógrafa, no Tabelionato de Notas e Registro Civil na cidade natal. Depois, atuou como ajudante substituta do tabelião.

Conforme a titular de Erval Seco "a evolução no trabalho cartorário foi grande nos últimos anos. Acho que, na visão das pessoas que se utilizam de nossos serviços, passamos de meros carimbadores para sermos profissionais capazes de trabalhos mais complexos", afirma.

Para ela "a possibilidade de regularização de Usucapião através da Ata Notarial, para a coleta de testemunhos e relato de provas de posse de imóveis, sem a chancela do Poder Judiciário, reduziu o tempo de espera para quem deseja regularizar seu imóvel. Assim surgem outras possibilidades de serviços que podemos prestar, tais como a mediação de conflitos e conciliação" explica.


Sobre o ofício de tabeliã, ela acredita que "o trabalho que prestamos para a sociedade contribui para a solução de anseios que os usuários dos nossos serviços nos trazem. Este é o objetivo da nossa profissão, contribuir para a paz social. Assim, sinto-me orgulhosa de fazer parte disso". 


O CNB/RS parabeniza a tabeliã e os seus colaboradores por prestarem um serviço de qualidade à toda a comunidade de Erval Seco.