Notícias

TJ/RS: Presidente do TJ/RS participa da solenidade de posse do Procurador-Geral de Justiça

Imagem Notícia

O Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro, participou da posse do Procurador-Geral de Justiça, Fabiano Dallazen, reconduzido ao cargo para o período 2019/2021, nesta sexta-feira (7/6). O Magistrado compôs a mesa de honra da solenidade ao lado do Governador Eduardo Leite, do Vice-Governador Ranolfo Vieira Júnior, e do Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Luís Augusto Lara, entre outras autoridades.

Ao discursar no Auditório Mondercil Paula de Moraes, na sede do Ministério Público do Estado, o Procurador-Geral de Justiça disse que "nunca foram tão necessárias as vias política e institucional: política séria e instituições fortes. Não há outra via, não há exceção e, portanto, não podemos abdicar da política, nem enfraquecer as instituições. Nesse cenário, a nossa missão constitucional - Ministério Público, Judiciário, Legislativo, Executivo, Defensoria Pública, Universidade, imprensa... - torna-se ainda mais importante. Não podemos nos pautar pelas forças que se constituem unicamente ao sabor da irracionalidade coletiva das redes sociais. O compromisso do Ministério Público é com a Constituição da República e com os deveres nela instituídos, na forma do art. 127, ¿incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis".

O Governador Eduardo Leite, que também fez pronunciamento, afirmou que a democracia é a regra do jogo, com alternância no poder, com o sistema de freios e contrapesos entre os poderes, para a sociedade viver sem autoritarismo. Acrescentou, porém, que, além de regras de convivência, a população espera por resultados práticos. Para ele, uma das questões a ser corrigida é o descompasso entre a velocidade da vida das pessoas, interconectadas nas redes de comunicação, e o funcionamento das instituições, apegadas a excesso de formalidades. Dizendo ser adepto da "ousadia da ponderação", o Governador pregou o diálogo intenso em busca de mudanças que melhorem a vida dos gaúchos.

Entre outras autoridades, comparecerem à solenidade o Conselheiro Nacional do Ministério Público Lauro Machado Nogueira, representando a Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge; o Defensor Público-Geral do RS, Cristiano Vieira Heerdt; o Presidente da OAB-RS, Ricardo Breier; o Senador Lasier Martins, o Prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior; e a Presidente da Câmara Municipal da  Capital, Vereadora Monica Leal.

Fonte: TJ/RS