Notícias

Capacitação promovida pelo CNB/RS em Caxias do Sul reúne 60 pessoas

Imagem Notícia
Com o objetivo de aprimorar o exercício de tabeliães e funcionários de tabelionatos da Serra Gaúcha, o Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS) realizou, no sábado (23.03), o Curso de Capacitação – Prática Notarial, no Samoara Hotel, em Caxias do Sul. O evento contou com a presença de 60 pessoas do próprio município e de outras cidades, entre elas, Soledade, Nova Pádua, Marques de Souza, Gravataí, Harmonia e São Marcos.

Na ocasião, foram abordados temas como mandato e procurações, redação de escrituras públicas e procurações – além de conceitos de português e redação. O primeiro tópico foi explanado pelo assessor especial do CNB/RS, Luiz Carlos Weizenmann, que apresentou conceitos sobre mandatos. “Queremos uniformizar a prática dos mandatos. Por isso, é importante que vocês saibam que não há outra opção de procuração ou mandato do que a escritura pública, outorgada por instrumento público”, destacou.



Em seguida, a assessora jurídica do CNB/RS, Karin Regina Rick Rosa, falou sobre a importância da escrita correta de escrituras públicas e procurações. “A escritura deve comunicar o que precisa comunicar, mas não precisa de formalismos, como o uso de expressões sofisticadas. É preciso entender o que vocês colocam no documento e por qual motivo o fazem”, comentou.



A última palestra foi ministrada pela professora da Unisinos Cristiane Maria Schnack a respeito da linguagem e de que maneira ela se manifesta na sociedade. Através de exemplos práticos, Schnack demonstrou como a linguagem objetiva pode contribuir para o dia a dia.



“A nossa vida é sempre impactada com o uso da linguagem. É preciso ouvir as pessoas no tabelionato, pois são histórias diferentes. Passa pela mão de vocês a construção desse evento na vida das pessoas”, afirmou a palestrante.

O Curso de Capacitação – Prática Notarial faz parte das ações do CNB/RS que visam a capacitação de associados e funcionários de tabelionatos. A próxima edição do treinamento está prevista para ocorrer em Lajeado, no mês de agosto.

Fonte: Assessoria de imprensa