Notícias

Sindiregis leva balcão dos cartórios de Registro Civil à população

Imagem Notícia
Novidade na Central do Registro Civil do Estado do RS (CRCRS) permitirá, de forma simples, rápida, e a qualquer tempo, a aquisição de segundas vias de certidões e de outros registros

O Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiregis) lançará, no dia 20 de junho, a CRC Cidadão, uma novidade que levará o balcão dos cartórios de Registro Civil diretamente à população. A inovação trará facilidades para a vida dos cidadãos e será implantada junto à Central do Registro Civil do Estado do RS (CRCRS). Com ela, de forma simples e rápida, será possível a solicitação de certidões de nascimento, casamento e óbito, além de outros serviços do Registro Civil, sem o deslocamento às serventias.

Conforme o presidente do Sindiregis, Carlos Fernando Reis, a CRCRS foi instituída há seis anos, após um trabalho conjunto com a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ/RS), de forma a interligar os cartórios de Registro Civil gaúchos. “A Central forma uma base de dados com todos os registros lavrados no Estado. Com ela, os gaúchos podem solicitar e retirar certidões em qualquer cartório do Rio Grande do Sul, mesmo que o registro não tenha sido expedido naquele local”, explica.

A novidade, agora, expande as facilidades oferecidas, já que permite que as pessoas façam uma solicitação de qualquer lugar – inclusive de casa – e 24 horas por dia. “A CRC Cidadão é simples e rápida e está integrada ao momento tecnológico em que vivemos. Os cartórios de Registro Civil continuam sendo essenciais nos atos realizados e nada muda com relação a isso. Mas, a partir do canal à população, as solicitações podem ser realizadas de forma online, sem deslocamento e muita espera, por exemplo”, diz.

A secretária-geral da entidade, Joana Malheiros, que também coordena a comissão interna responsável pela gestão da CRCRS, comemora a novidade. Para ela, a Central é fundamental no dia a dia dos cartórios de Registro Civil. “São oito mil certidões solicitadas mensalmente através da Central. Agora, com essa inovação, os próprios usuários dos cartórios estarão envolvidos diretamente no processo”, aponta.

Para Malheiros, a nova possibilidade da Central está diretamente relacionada ao trabalho do sindicato – que desde de 2016 tem como lema “Cartórios ao Lado da Sociedade”. “A atual gestão tem atuado, desde 2016, de forma a manter de fato os cartórios juntos da sociedade. São várias ações que temos realizado junto aos cidadãos, como o encaminhamento, de forma gratuita, de certidões à população carente em Porto Alegre. Sempre destacamos que queremos facilitar e auxiliar a todos”.
    
Funcionamento
A responsabilidade técnica pela CRCRS está a cargo de Gustavo Cervi, da Overstep Computer Solutions, que acredita na comodidade do novo canal. “Para solicitar uma certidão, o cidadão informará na página a sua localização. A partir disso, a busca sinalizará quais são os cartórios mais próximos. A pessoa precisa apenas escolher qual serventia deseja e fazer o pedido”, diz.

Cervi explica que a localização é feita tanto pelo CEP como pelo endereço. “Não há complicações. Depois do pedido, a
pessoa pode retirar a certidão no local escolhido. Ou então, se preferir, pode receber em casa”, destaca. Para ele, a Central facilitará ainda mais a vida de todos. “A CRCRS é imprescindível para as pessoas, pois todos, em algum momento, fazem uso dos cartórios de Registro Civil”, finaliza.

A Central
A CRCRS interliga todos os cartórios de Registro Civil do Estado. Foi instituída pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ/RS), através do Provimento n° 21/2013, e é mantida e gerida pelo Sindiregis. A Central congrega toda a base de dados de nascimentos, casamentos e óbitos, e demais atos do Registro Civil – como emancipações, interdições e divórcios –  do Rio Grande do Sul.

Através da CRCRS, os registradores civis do Estado podem buscar informações dos atos lavrados com o intuito de agilizar buscas e, consequentemente, os serviços prestados nas serventias. Atualmente, ela possui 26 milhões de registros no banco de dados. Em média, oito mil certidões são solicitadas mensalmente através da Central.

Serviço
Evento: Lançamento da CRC Cidadão
Data: 20 de junho de 2018
Local: Rua Coronel Genuíno, 421 – Sala 302
Horário: 14h – Apresentação técnica (voltada à classe registral) /17h – Coquetel de lançamento