Notícias

Colégio Registral lança a primeira edição do projeto Caravana Registral no Chuí. Inscrições Abertas!

Imagem Notícia
Em uma ação inovadora, o Colégio Registral do Rio Grande do Sul promoverá, no dia 13 de abril, a primeira edição do projeto Caravana Registral, no Município do Chuí. A iniciativa faz parte dos projetos previstos na gestão do presidente João Pedro Lamana Paiva, que assumiu a presidência da entidade no final de 2017.

A Caravana Registral objetiva aproximar a entidade dos associados e fortalecer a união da classe, além de apresentar às comunidades os serviços notariais e registrais oferecidos pelos cartórios gaúchos, que são de suma importância à população.

"Este projeto está dentro das metas programadas para esta gestão. O objetivo da Caravana Registral é aproximar o Colégio Registral dos associados, valorizando a categoria junto à comunidade, para que a sociedade nos conheça e saiba quem somos, o que fazemos e o que representamos", avaliou Lamana Paiva.

A programação divulgada pela entidade terá, no período da manhã, a reunião reservada aos diretores, que também será aberta aos registradores associados. No período da tarde, ocorrerá o encontro “Debates Registrais e Notariais” aberto à comunidade, que tratará sobre temas pertinentes à atividade registral.

O evento não terá custo e o interessado em participar deve clicar aqui e preencher a ficha de inscrição. O Colégio fornecerá a certificação de participação no evento.

Ficha Técnica

Evento: 1ª edição da Caravana Registral - Chuí
Data: 13 de abril de 2018
Local: Bertelli Chuí Hotel - Rodovia BR-471, s/n - Centro, Chuí – RS
Investimento: Gratuito
Inscrições: Clique aqui e preencha a ficha de inscrição

Programação:
Reunião de Diretoria (aberta aos associados) – 9h30 às 12h
Debates Registrais e Notariais da Região Sul (aberto à comunidade) – 14h às 17h30

Expositores:
Membros da Diretoria do Colégio Registral do RS, integrantes da Comissão de Perguntas e Respostas e demais colegas.
Comissão de Perguntas e Respostas: Julio Cesar Weschenfelder, Adriano Damásio, Cassiano Teló de Lima, Edison Carlos Ferreira, Edison Renato Kirsten, João Pedro Lamana Paiva, Romário Pazutti Mezzari, Gerson Tadeu Astolfi, Erik Muller. 

Temas previstos:
1) Projeto em andamento na Corregedoria (Correição On-Line) e propostas do Colégio Registral RS (AJG – abuso de concessões, CNDs, etc);
2) Possibilidade de “Operações guarda-chuva”: uma única cédula de crédito para vários anos, com garantia durante este período. Isto é preocupante, pois diminui sensivelmente os atos dos RI - por exemplo, os custeios são anuais e respectivos registros. 
3) Venda de imóvel por leiloeiro (Lei nº 9.514): Carta de Arrematação passada pelo Leiloeiro? Se não houver financiamento é necessária a escritura pública?
4) A necessária averbação dos leilões negativos para disponibilidade (Lei nº 9.514), seus atos e emolumentos.
5) Alienação Fiduciária: Prazos (dias úteis ou corridos) e procedimentos.
6) As averbações de indisponibilidades e seu cancelamento - Ressarcimento destes atos pelo Funore ou pagamento a posteriori (no final do processo pelo vencido). 
7) Usucapião Extrajudicial: Prov. 65 do CNJ.
8) Novidades no Registro Civil das Pessoas Naturais (Provimento nº 63 do CNJ etc.).
9) Aspectos do Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas.
10) Pinga-Fogo.


Fonte: Assessoria de Imprensa