Notícias

Reunião no TJ/RS inicia contato entre nova Cúpula do Judiciário e entidades notariais e registrais gaúchas

Imagem Notícia
Representantes das entidades registrais e notariais do Rio Grande do Sul entregaram um ofício com pautas e reinvindicações da classe, nesta terça-feira (06.03), durante visita de cortesia ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJ/RS), desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro, e a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Denise Oliveira Cezar.

O presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul, João Pedro Lamana Paiva, fez a abertura do encontro, apresentando os presidentes de todas as entidades, que assinaram juntos o ofício. Lamana Paiva também falou sobre a existência do Fórum de Presidentes, que existe com o objetivo de fortalecer a categoria e representa-la nas demandas conjuntas das especialidades.

Na ocasião, foram tratados temas de interesse da classe, como as gratuidades dos cartórios de registro civil e projetos que visem o ressarcimento dos atos gratuitos, também os Projetos de Lei de novas serventias e a iniciativa que prevê o anexo de demais registros aos cartórios de registro civil puro, as mudanças nos CRVAs e sua nova realidade, os convênios do Instituto de Estudos de Protestos do Rio Grande do Sul (Iepro) para a recuperação de créditos, o Projeto de Lei sobre os emolumentos e a Central de Registro de Imóveis do Rio Grande do Sul.

Para o presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul, João Pedro Lamana Paiva, a visita cortesia teve total abertura para todas as entidades. “Tenho certeza que este encontro terá futuro, no sentido de sermos parceiros, com íntegra colaboração e uma franca abertura”, comentou.

Para o presidente do Colégio Notarial do Brasil Seção Rio Grande do Sul, Danilo Kunzler, a reunião foi extremamente importante e surpreendente. “O presidente e a corregedora foram muito receptivos. Isso era exatamente o que queríamos, pois tivemos condições de passar a eles todas as reinvindicações, questionamentos, e fomos recebidos com boa vontade. Foi melhor do que imaginávamos”, finalizou.

Participaram do encontro, o presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul, João Pedro Lamana Paiva, o presidente do Colégio Notarial do Brasil - Seção Rio Grande do Sul, Danilo Alceu Kunzler, o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen RS), Arioste Schnorr, a presidente da Associação dos Registradores e Notários do Alto Uruguai e Missões (ARN), Margot Virginia Silveira de Souza, o presidente do Instituto de Estudos de Protestos do Rio Grande do Sul (Iepro), Romário Pazutti Mezzari, o presidente do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Rio Grande do Sul (IRTDPJ RS), Marco Antonio da Silva Domingues, o presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS), Cláudio Nunes Grecco, o presidente do Sindicato dos Registradores Públicos do RS (Sindiregis), Carlos Fernando Reis, e o vice-presidente da Fundação Escola Notarial e Registral do Rio Grande do Sul (Fundação Enore RS), Paulo Ricardo de Ávila.

Fonte: Assessoria de Imprensa