Notícias

Tabelionato de Notas de Uruguaiana completa 170 anos

Imagem Notícia
Em entrevista ao CNB/RS, o tabelião Joao Sidnei Duarte Machado destacou o orgulho de fazer parte da história da serventia

Joao Sidnei Duarte Machado, titular do Tabelionato de Notas de Uruguaiana, tem muito a comemorar na segunda-feira (20/11), afinal, a serventia completará 170 anos de história.
 
O tabelião assumiu a serventia no dia 15 de abril de 1975, cargo obtido mediante ao concurso público. No entanto, a história do notário com a atividade extrajudicial vem de muito antes. “Poucas vezes na vida as palavras fazem sentido. Mas quando se trata da minha existência como Tabelião de Notas, elas se tornaram reais”.
 
Segundo Machado, quando tinha seis anos, um notário profetizou que ele seria um tabelião no futuro. Alguns anos se passaram e, em 1972, outro tabelião, Cláudio João Albuquerque veio confirmar a vocação de Machado, “tens o perfil de tabelião, quando o Tribunal de Justiça abrir concurso, vou lhe comunicar”, recordou.
 
Nestes 42 anos de exercício, o tabelião pôde vivenciar diversas mudanças no imóvel e nos serviços oferecidos à população, como a caneta - instrumento necessário para dar forma aos atos e negócios jurídicos, a máquina de datilografar e, atualmente, a informática. Para o tabelião, a tecnologia é um valoroso instrumento que se traduz em eficiência e agilidade nas unidades notariais e registrais.
 
“O 1° Tabelionato de Notas  tem focado suas diretrizes de forma permanente na capacitação de seus colaboradores, na tecnologia e acessibilidade aos usuários de seus serviços: a meta é de oferecer segurança, urbanidade e acessibilidade”, ressaltou.
 
Atualmente, a equipe da unidade é composta por oito funcionários: dois tabeliães substitutos, bacharéis em Direito; três escreventes; três atendentes e uma contadora.

Nessa data tão importante e de muita comemoração, o tabelião sente-se lisonjeado de estar à frente da serventia. “Sinto um vivo orgulho em ter tido o privilégio de servir à comunidade em que nasci, devolvendo apenas uma centelha do grande amor e reconhecimento de nossos munícipes pelos longos anos escrevendo a história da vida dos negócios junto com meus fiéis colaboradores”, destacou.

Um profissional assíduo, Machado sempre se dedicou aos estudos e exerceu outras profissões, assim, se tornou doutor em Direito. É autor do livro a "Parceria Agrícola do Direito Brasileiro e Livre Docente”, e também lecionou durante 15 anos na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Campus Uruguaiana.

O Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS) congratula o tabelião João Sidnei Duarte Machado e todos os colaboradores do Tabelionato de Notas de Uruguaiana pelos 170 anos de existência da serventia e prestação de serviços de qualidade.