Notícias

Caxias do Sul: cidade sede do 71º Encontro Estadual de Tabeliães de Notas e Protesto do RS

Imagem Notícia
Fique por dentro das particularidades da história da cidade e da participação dos imigrantes da região.

Caxias do Sul, cidade famosa pela Festa da Uva, receberá entre os dias 6 e 7 de outubro o 71º Encontro Estadual de Tabeliães de Notas e Protesto do RS, evento que reunirá os tabeliães gaúchos com intuito de aprimoramento institucional e confraternização entre colegas.

Em clima de preparativos para o evento, o Colégio Notarial do Rio Grande do Sul (CNB/RS) fará uma série especial contando tudo sobre o 71º Encontro e a cidade de Caxias do Sul.

Vamos começar essa série conhecendo melhor a história da cidade que sediará o encontro. Engana-se quem acredita que a história de Caxias do Sul iniciou com a chegada dos italianos. Antes disso a região, até então chamada “Campo dos Bugres”, era ocupada por índios e percorrida por várias tropas. Ao longo da história, ela também já foi chamada de Colônia de Caxias e Santa Tereza de Caxias.

A vinda dos imigrantes italianos a região ocorreu em virtude da crise econômica e social que a Itália enfrentava na segunda metade do século XIX, deixando muitas pessoas empobrecidas e sem condições de garantir a subsistência. Com o sonho de encontrar um lugar bom para viver, os italianos deixaram o País e, a partir de 1875, chegavam os primeiros imigrantes na região Sul, em sua maioria da região de Vêneto, área onde hoje é Nova Milano. Dali, os colonos partiam para a chamada Sede Dante, local da futura Caxias do Sul. Nessa época, o governo imperial do Brasil decidiu incentivar a vinda de imigrantes italianos, com sucesso do povo germânico, que se fixou na região sul do País.

Dois anos após essa política oficial, a sede da colônia do Campo dos Bugres recebeu a denominação de Colônia de Caxias. O município foi criado no dia 20 de junho de 1890, e teve sua instalação efetivada em 24 de agosto. Com o crescimento econômico, o município evoluiu, e com o passar dos anos foi se destacando no cultivo da videira e a produção de vinho. 

Caxias foi elevada à categoria de cidade no dia 1º de junho de 1910, quando chegava o primeiro trem, ligando a região à capital do Estado. Foram chegando mais imigrantes, principalmente agricultores. Com isso, os imigrantes foram instalando-se na região, urbanizando-a e dando início a um acelerado processo industrial. 

Em 1967 foi criada a Universidade de Caxias do Sul, hoje considerada uma das regiões mais diversificadas do Brasil, composta por etnias como franceses, espanhóis e alemães.

Local Sede.

Hotel Intercity Caxias do Sul
Av. Therezinha Pauletti Sanvitto, 333 – Bairro Desvio Rizzo – Caxias do Sul/RS - 95110-195  
Telefone +55 54 3026 1000 
Site: http://www.intercityhoteis.com.br/hoteis/caxias-do-sul/hotel-intercity-caxias-do-sul/sobre/