Notícias

Tabelionato de Protesto e Registro Público de São Pedro do Sul comemora 140 anos

Imagem Notícia
Esta quinta-feira (20.07) é um dia de muita comemoração para o Tabelionato de Protesto e Registro Público de São Pedro do Sul, que comemora 140 anos de existência. O titular do cartório, Honório Luiz Alves, assumiu a serventia no dia 16 de julho de 1992.

Ao longo dos seus 140 anos, a unidade passou por muitas mudanças. A princípio, abrangia apenas os serviços de Registro Civil das Pessoas Naturais, mas em 1º de junho de 1926, passou a realizar também os serviços de Registro de Imóveis, Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas e o Tabelionato de Protesto.

Há 25 anos à frente da serventia, Alves acredita “que o cartório tem em seu bojo a própria história que registra, afinal, desde 18 de julho de 1877 estamos contando a história das famílias de São Pedro do Sul”, avalia.



Com relação à estrutura e informatização dos serviços, o tabelião e registrador disse que uma das principais mudanças que ocorreram no cartório foi a implantação de tecnologia, que possibilita o atendimento com maior clareza e rapidez aos usuários. “Na parte tecnológica evoluímos paulatinamente, pois já alcançamos a marca de 100 % de informatização. No entanto, não deixamos de fazer as atualizações necessárias, buscando manter essa ferramenta como aliada dos nossos serviços”, destaca.

Com a implantação de novas instalações, a questão de acessibilidade foi rigorosamente observada, gerando uma plena e completa disposição de acesso aos idosos e portadores de necessidades especiais. Além disso, o cartório também busca atualização dos colaboradores, realizando debates internos e cursos externos. “A partir de novembro de 2015, a implementação de novas e belas instalações disponibilizou aos usuários e aos colaboradores mais conforto e uma melhor qualidade nos serviços”, afirma o titular.



Neste dia de comemoração, Alves acredita que não há como aferir a importância de estar na titularidade desse serviço, embora ressalte: “quero que que cada vez mais primemos em garantir a integridade da segurança jurídica, aliada ao fato de que temos plena convicção da confiabilidade que a população deposita em nosso serviço.”



O Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS) congratula o tabelião Honório Luiz Alves e todos os colaboradores do Tabelionato de Protesto e Registro Público de São Pedro do Sul pelos 140 anos de existência da serventia e prestação de serviços de qualidade.


Curiosidades:
Em 18 de julho de 1877 ocorreu o primeiro registro de nascimento e, em 25 de julho de 1887, o primeiro registro de casamento.
O Registro de Imóveis, Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas e o Tabelionato de Protesto passou a funcionar em 1º de junho de 1926.
O Registro Civil de Pessoas Naturais guarda em seus arquivos registro de nascimento de um dos mais ilustres são-pedrenses, o deputado Fernando Ferrari, e o casamento de seu pai, Tito Livio Ferrari.

2 COMENTÁRIOS

Nélio Marks - 13/09/2017

Posição - A Favor

Nesse momento histórico para o Cartório de Registros Públicos de São Pedro do Sul, deixo para o colega Honório e sua dedicada esposa, dona Sônia, extensivo a toda sua competente equipe de trabalho, minha saudação e votos de que esse belo e dedicado trabalho continue a ser um marco em sua trajetória. Fraterno abraço a todos Nélio Marks Júlio de Castilhos-RS.


Leopoldo Luiz Colvero - 13/09/2017

Posição - A Favor

Conhecedor do trabalho e dedicação da equipe SãoPedrense, parabenizo-os pela data transcorrida, e sabendo do empenho de seu titular Honório e de sua esposa Sonia, os quais dinamizaram, arrojaram, modernizaram e elevaram a Serventia ao patamar de hoje, desejamos-lhes as bênçãos de Deus para continuarem firmes, investindo para o benefício da Comunidade que serem. Parabéns.