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Anoreg/RS realiza Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária com balanço das receitas e despesas e relatório anual da diretoria

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Na manhã desta quinta-feira (08.12), o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS), João Pedro Lamana Paiva, conduziu a apresentação da Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária da Anoreg/RS, por meio da plataforma Zoom, para tratar sobre alterações estatutárias, balanço anual das receitas e despesas, relatório anual da Diretoria, e assuntos gerais.

Na abertura do encontro online, o presidente do Sindicato dos Serviços Notariais do Estado do Rio Grande do Sul (Sindinotars) e membro indicado do conselho deliberativo integrante da diretoria da Anoreg/RS, José Carlos Guizolfi Espig, apresentou as alterações estatutárias sugeridas, sendo elas: a) criar os incisos “IV – Fórum de Presidentes” e “V – Comissão Permanente em Defesa das Prerrogativas dos Notários e Registradores do Rio Grande do Sul (CPDPNR/RS)”, no art. 11, do Capítulo IV DA CONSTITUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS ÓRGÃOS DELIBERATIVOS; b) criar as Seções “IV – Fórum de Presidentes” e “V – Comissão Permanente em Defesa das Prerrogativas dos Notários e Registradores do Rio Grande do Sul (CPDPNR/RS)”, no Capítulo IV DA CONSTITUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS ÓRGÃOS DELIBERATIVOS; c) acrescer os artigos 30 (Seção IV, acima), 31 e 32 (Seção V, acima); d) redenominar a Seção IV para Seção VI, do Capítulo IV do Estatuto Social, renumerando-se os artigos 30 a 52, para a sequência 33 a 55; e e) consolidar o Estatuto Social. As alterações estatutárias foram aprovadas, por unanimidade, pelos participantes presentes.

Na sequência, o 1º tesoureiro da Anoreg/RS, Cláudio Nunes Grecco, e o responsável pela contabilidade da entidade, Luiz Tadeu Manhabosco, apresentaram o balanço anual das receitas e despesas no período de 01 de dezembro de 2021 a 30 de novembro de 2022.

O presidente da Anoreg/RS, ao apresentar o relatório anual da diretoria, destacou as principais participações e ações da entidade realizadas no ano de 2022. Destacam-se a interação com a Frente Parlamentar da Justiça Notarial e Registral do RS e do município de Porto Alegre; o Projeto Social Cartório Cidadão Solidário, executada pela Fundação Semear; o Acordo de Cooperação Doação de Órgãos e Tecidos Humanos e realização da campanha Setembro Verde; o Prêmio de Qualidade Total da Anoreg-BR – Região Sul; e a série “Personagens Gaúchos”, com resgate da história de personagens importantes do RS através de suas certidões civis.

Ainda, a promoção das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, com a divulgação de cartazes pela conscientização do câncer de mama e do câncer de próstata; e a divulgação às 770 serventias notariais e de registros gaúchas das melhores taxas e facilidades aos tabeliães e registradores, para pagamento de emolumentos por meio de cartões de crédito e débito, por adquirentes conveniadas com a Coopnore/Unicred.

Na oportunidade, também foram apresentadas as principais comissões de trabalho, movimentadas e criadas neste ano: Comissão Renda Mínima; Comissão LGPD da Anoreg/RS e do Fórum de Presidentes; Comissão de Emolumentos; Comissão Permanente em Defesa das Prerrogativas Notariais e Registrais (CPDPNR); Comissão Mista da Anoreg/RS e OAB/RS.

Já o resumo, por especialidade cartorária, das mensagens recebidas pela ouvidoria da Anoreg/RS foi destacado pelo ouvidor responsável pela avaliação das demandas, Danilo Alceu Kunzler. O objetivo da ouvidoria é trabalhar em conjunto com os notários e registradores para resolver possíveis conflitos internamente, com a intenção de aprimorar os serviços extrajudiciais e a satisfação dos usuários, evitando que reclamações e insatisfações cheguem a instâncias superiores.

Em sua manifestação, o assessor institucional da Anoreg/RS, Marcos Pippi, expôs o trabalho realizado pela assessoria institucional durante o ano de 2022. Entre as ações estão a confecção de minutas de ofício à nova gestão da CGJ-RS, o acompanhamento do trabalho para auxiliar os cartórios atingidos pela Renda Mínima e acompanhamento das reuniões do Programa Cresce/RS em 2022.

Em assunto gerais, o presidente da Anoreg/RS deixou o espaço aberto para a manifestação dos representantes das entidades gaúchas associadas. Ao final, os presentes aprovaram o balanço anual das receitas e despesas e o relatório anual da diretoria da Anoreg/RS.

Participaram da reunião o presidente do Instituto de Estudos de Protesto do Rio Grande do Sul (IEPRO/RS) e vice-presidente da Anoreg/RS, Romário Mezzari; o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS), José Flávio Bueno Fischer; a presidente da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Notários e Registradores (Coopnore), Margot Virgínia de Souza; a presidente do Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiregis), Vânia Maria de Bernardes; o presidente do Instituto de Registo Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS), Ricardo Anderson Martins; o presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul e da Associação dos Registradores e Notários do Alto Uruguai e Missões – ARN, Sérgio Mersserschmidt;  a assessora especial da Anoreg/RS, Denize Alban Scheibler; a secretária executiva da Anoreg/RS, Fabiana Teixeira; a gerente administrativa do Sindiregis, Juliana Salerno.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Anoreg/RS