Notícias

Anoreg/RS e Fórum de Presidentes recebem medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa do RS

Imagem Notícia

A Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS) e o Fórum de Presidentes das entidades notariais e registrais gaúchas receberam, nesta quarta-feira (22.06), a medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (ALRS). A distinção foi proposta pelo presidente da Frente Parlamentar da Justiça Notarial e Registral do RS, deputado estadual Elizandro Sabino.

Em sua manifestação, o presidente da Anoreg/RS, João Pedro Lamana Paiva, ressaltou que “se trata da primeira frente parlamentar em nível estadual e que, ao longo dos últimos anos, tem se mostrado ativa para enfrentar problemas e encontrar soluções, sendo uma atuação em busca do aperfeiçoamento das atividades extrajudiciais, e, assim, gerando benefícios para os usuários”.

O ato aconteceu no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do RS. A Medalha da 55ª Legislatura é regulamentada pela resolução de mesa nº 942 de 2009, e constitui homenagem institucional da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, entregue por deputados a pessoas físicas ou jurídicas.

“A Anoreg/RS recebe esta homenagem com muita satisfação e alegria. Que a presente e as próximas legislaturas possam contar com a Anoreg e os cartórios gaúchos para o permanente desenvolvimento de nosso estado.  Obrigado deputado Sabino pela valorosa homenagem. Somos muito gratos. Obrigado Assembleia Legislativa, deputados e deputadas, por nos acolherem”, apontou Lamana Paiva durante seu discurso.

Segundo o presidente da Frente Parlamentar da Justiça Notarial e Registral do RS, deputado estadual Elizandro Sabino, “hoje é uma alegria nós podermos estar aqui para fazermos a outorga desta homenagem, desta medalha, deste diploma, 55ª Legislatura, que diga-se de passagem foi aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais aqui da Assembleia Legislativa, então é um momento especial”, destacou Sabino em sua fala, fazendo ainda referência ao trabalho desenvolvido pela Anoreg/RS e pelas entidades de classe gaúchas que integram o Fórum de Presidentes,  fundamental à população do RS.

Para conferir a cerimônia na íntegra, clique aqui.

Presenças

Entre autoridades, presidentes das entidades extrajudiciais gaúchas, titulares de cartórios e público em geral, estiveram presentes na ocasião o secretário chefe da Casa Civil Adjunto, Bruno Pinto de Freitas; o superintendente da Receita Federal da 10° Região Fiscal, Altemir Linhares de Melo; o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS), José Flávio Bueno Fischer; o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS), Sidnei Hofer Birmann; o presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul e da Associação dos Registradores e Notários do Alto Uruguai e Missões (ARN), Sergio Mersserschmidt; o presidente do Instituto de Estudos de Protestos do Rio Grande do Sul (Iepro/RS), Romário Pazutti Mezzari; o presidente do  Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Rio Grande do Sul (IRTDPJ/RS), Marco Antônio da Silva Domingues; o 1° Tesoureiro do Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS), Guilherme Pinho Machado; a presidente da Fundação Escola Notarial e Registral do Rio Grande do Sul (Fundação Enore-RS), Juliana Follmer Bortolin Lisboa; a diretora operacional da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Profissionais da Área Notarial e Registral (Coopnore), Deborah Real; o vice-presidente do Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiregis), Edison Ferreira Espíndola; o vice-presidente do Sindicato dos Serviços Notariais do Estado do Rio Grande do Sul (Sindinotars), Cledemar Dorneles de Menezes; a vereadora da Capital, e psicóloga Tanise Sabino; e o representante do Senador Luis Carlos Heinze, José Carlos Breda.

Anoreg/RS e Fórum de Presidentes

A Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS), fundada em 1º de fevereiro de 1997, é a entidade representativa dos notários e registradores do Estado e integra o sistema nacional da Anoreg/BR.

A Anoreg/RS nasceu com a finalidade de congregar as entidades de classe do estado e representá-las em temas de interesse comum, promovendo o aperfeiçoamento da legislação e a estruturação de suas atividades.

Tem como missão promover a união e defesa dos interesses da classe, assim como o aperfeiçoamento da legislação que se refere aos serviços notariais e registrais e à estruturação institucional dessas atividades, auxiliando os Poderes competentes, direta ou indiretamente, com o intuito de promover a excelência na prestação de serviços extrajudiciais à sociedade gaúcha.

No dia 12 de janeiro de 2017, com a criação do Fórum de Presidentes, a representação dos notários e dos registradores gaúchos tornou-se mais presente, com o trabalho conjunto das entidades de classe do estado na tomada de decisões.

As entidades gaúchas da classe notarial e registral que compõem o Fórum de Presidentes são: Associação dos Registradores e Notários do Alto Uruguai e Missões (ARN); Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS); Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS); Colégio Registral do Rio Grande do Sul; Instituto de Estudos de Protestos do Rio Grande do Sul (Iepro/RS); Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Rio Grande do Sul (IRTDPJ/RS); Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS); Sindicato dos Serviços Notariais do Estado do Rio Grande do Sul (Sindinotars) e Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiregis). A Fundação Escola Notarial e Registral do Rio Grande do Sul (Fundação Enore-RS) e a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Profissionais da Área Notarial e Registral (Coopnore) também participam como entidades parceiras da Anoreg/RS e do Fórum de Presidentes.


Fonte: Assessoria de Comunicação