Unidades que lidam com
dados sensíveis da população dispõem de norma de gestão para processos digitais
e segurança da informação
A
pandemia de COVID-19 acelerou a digitalização dos serviços notariais e de
registro no Brasil. Com mais
de 150 serviços prestados de forma digital, o correspondente a 92,9% dos atos
praticados, os Cartórios brasileiros migraram para o meio eletrônico e atingiram
a impressionante marca de 250 milhões de atendimentos online desde o início da
crise de saúde pública causada pelo novo coronavírus.
Para
manter um serviço digital seguro e lidar com informações pessoais e
patrimoniais sensíveis da população, é necessário que a informatização seja
acompanhada por processos sólidos e auditáveis, que transmitam segurança e
eficiência tanto aos gestores internos, como também aos usuários do serviço, o
que pode ser feito com a implantação da norma ABNT NBR 15906.
Elaborada
pela Comissão de Estudo Especial de Gestão Empresarial Cartorária
(ABNT/CEE-148), a norma estabelece uma certificação com requisitos de âmbito
legal, gestão socioambiental, saúde e segurança ocupacional, demonstrando que o
Cartório gerencia seus processos com qualidade.
Em
2021, a ABNT NBR 15906 foi atualizada, recebendo integração com normas
internacionais, como a ISO 9001 (Gestão da Qualidade), ISO 14001 (Gestão
Ambiental), ISO 45001 (Saúde e Segurança Ocupacionais) e SA 8000
(Responsabilidade Social), reduzindo custos e ampliando a melhoria contínua na
prestação de serviços, com foco na excelência, no fortalecimento das serventias
e na maior integração junto aos clientes.
“A
digitalização de serviços notariais e de registro é uma realidade advinda
da necessidade, pois facilita a vida das pessoas. Porém, é imprescindível
assegurar a qualidade dos processos realizados presencialmente e virtualmente,
sem distinção”, destaca Alessandra Gaspar Costa, diretora executiva da
certificadora APCER Brasil. "Esse setor possui uma grande
responsabilidade, pois lida com dados de todos os cidadãos, desde o nascimento
ao óbito. Essas organizações precisam de credibilidade para levar segurança aos
clientes, e é nesse ponto que a ABNT NBR 15906 age", completa.
PQTA
O
Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA) tem como objetivo premiar os
serviços notariais e de registro de todo o País que atendam aos requisitos de
excelência e qualidade na gestão organizacional da serventia e na prestação de
serviços aos usuários.
Com
base nos dados do Justiça Aberta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a
revista “Cartórios com Você”, conduziu um estudo onde, em 8 dos 10 cenários pesquisados,
o Cartório que participa do PQTA e investe em qualidade tem maior índice de
faturamento em relação a outros do mesmo porte, seja pelo critério de
rentabilidade por funcionário ou faturamento por habitante.
Fonte: APCER Brasil